Os Pôsteres da Marvel
(17 de jul. de 2015)
Com Homem-Formiga nos cinemas, acho que é uma boa hora para falar de um assunto que acho pertinente: o pôster do filme.
É impressão minha ou já vi um pôster parecido?
Homem de Ferro 3
Thor: O Mundo Sombrio
Dê uma conferida também nos dois filmes dos Vingadores:
Os Vingadores
Os Vingadores: Era de Ultron
Percebe-se um certo padrão sendo seguido em todas essas imagens, com o protagonista no centro da imagem geralmente em perspectiva, com os demais personagens a distância, regado com imagens de ação e destruição. E sempre usam o mesmo esquema de cores, além dos créditos e o título do filme serem posicionados na parte inferior do pôster. E no caso dos Vingadores, vemos sempre a mesma encenação artificial com os protagonistas em perfil com destruição e ação no fundo.
Dá para se ver o efeito Marvel nessa análise de marketing. Todos os cartazes e pôsteres seguem um padrão bastante rígido. De certa forma, dá até para entender o porquê desse rumo. A Marvel é um estúdio que vende um produto bastante específico, e todos as suas obras, por mais diversas que sejam, devem encaixar nesse universo fictício sendo criado. É isso que eles vendem.
Levanto essa questão até porque a produção de Homem-Formiga foi palco de desavenças, atrasos e inúmeros problemas que vazaram na mídia (e iremos abordar isso mais a fundo no Momento Trivia para este filme). O principal deles sem dúvida foi o afastamento de Edgar Wright como diretor. Seu motivo para sua saída havia sido de que ele não seria capaz de incorporar diversos elementos do Universo Marvel no filme sem comprometer a integridade da obra como um todo.
E assim começamos a entender até que ponto a Marvel está disposta a proteger seu acervo. O universo que vem sendo criado por produtores como Kevin Feige é mais importante que a individualidade de cada personagem ou até mesmo o impacto criativo que cineastas de fora podem ter. De certa forma, isso reflete diretamente no marketing desses blockbusters, e isso inclui obviamente o design de cartazes e imagens promocionais.
Inclusive, David Aja, um artista de quadrinhos fez um comentário no Twitter a respeito do excesso de manipulação em Photoshop que foi aplicado no poster dos Vingadores.
A questão é: até que ponto é aceitável padronizar o marketing de um filme, a fim de garantir um sucesso de bilheteria? Não perde a graça se você que todos os filmes acabam tendo o mesmo design visual?
Pessoalmente, eu diria que é perfeitamente possível tentar novas formas de design, fora do padrão, e que os fãs desses filmes ficariam mais do que satisfeitos em ver algo que fosse apenas diferente dos demais.
Originalidade é um elemento vital do cinema, por mais que os altos escalões de executivos e especialistas em marketing digam o contrário....
Posted in Postado por Eduardo Jencarelli às 12:58
0 comentários:
Postar um comentário